BID vai apoiar projetos de trânsito seguro no BR; Veja como participar

ago 14, 2023

Proteger a vida por meio de projetos de trânsito

BID apoia projetos no BR: O Banco Interamericano de Desenvolvimento irá selecionar dez cidades brasileiras para implantação de ações de mobilidade para proteger a vida no trânsito.

Para tanto, os projetos devem seguir o “Visão Zero”. Tal conceito nasceu na década de 1990 na Suécia e busca erradicar as mortes no trânsito.

Ao todo, o BID irá selecionar dez municípios com mais de 200 mil habitantes. Além disso, desses dez três ainda  receber projetos comprovadamente eficazes na redução de acidentes de trânsito.

Consulte as regras de inscrição e o edital aqui

Sobre o conceito Visão Zero

Primeiramente, esse conceito entende que nenhuma morte prematura é aceitável. Em outras palavras, a vida humana precisa ser o ponto central de qualquer projeto urbanístico voltado à mobilidade – sobrepondo-se, inclusive, à eficiência se esses dois campos forem conflitantes.

Regulamentado pelo parlamento sueco em 1997, o ‘Visão Zero’ entende que a possibilidade de erro humano precisa ser considerada na concepção dos projetos de mobilidade. Os números mostram a necessidade. No ano passado, por exemplo, 1,35 milhão de pessoas perderam a vida no trânsito em todo o mundo.

Por isso, um sistema seguro de trânsito deve priorizar políticas viárias inclusivas e que contemplem infraestrutura para todos, coleta de dados, limites seguros de velocidade e tecnologia.

DATAPROM e a segurança no trânsito

De maneira idêntica ao Desafio Visão Zero, as soluções de mobilidade da DATAPROM priorizam a vida. Um exemplo disso são as botoeiras inteligentes, que emitem sinais sonoros e estendem o tempo de travessia em até 100% para idosos e pessoas com deficiência. Do mesmo modo, a extensão do tempo de verde beneficia pessoas cegas e têm as instruções para uso grafadas em braile no próprio equipamento.

O projeto da Botoeira Inteligente de Curitiba recebeu o Prince Michael International Awards (PMIRSA), o mais importante prêmio em segurança viária no mundo. O reconhecimento foi feito durante a 2ª Conferência Global de Alto Nível em Segurança Viária, evento que reuniu representantes de 120 países. Quatro projetos foram premiados na área, e o curitibano foi o único brasileiro naquela ocasião.

Saiba aqui mais sobre os resultados das botoeiras inteligentes

Loading...