Campo Largo reduz roubos de veículos a menos da metade das cidades vizinhas

abr 6, 2023

Campo Largo reduz roubos de veículos. A tecnologia tem contribuído para levar mais segurança no município da região metropolitana de Curitiba. A cidade com pouco mais de 130 mil habitantes teve queda de 57% nos roubos de veículos em 2022, 8% nas ocorrências em geral e redução de 24% na quantidade de furtos e roubos a residências – inclusive com a menor quantidade dessas ocorrências quando comparada com os números de municípios vizinhos de mesma densidade demográfica.

 

Primeiramente, Campo Largo implantou em agosto de 2020 um sistema de cercamento eletrônico – solução inteligente integrada pela DATAPROM para melhorar indicadores criminais nas cidades. Nesse meio tempo, foram instaladas câmeras que formam um cerco em todos os acessos da cidade e nas áreas de maior circulação.

 

Do mesmo modo, essas câmeras vão além de fazer a leitura das placas veiculares. Nesse sentido, associadas a um software de inteligência, elas permitem que o sistema identifique padrões de deslocamento de veículos e pessoas e gere alertas. Bem como essas informações também são integradas aos bancos de dados das forças de segurança nas esferas federal, estadual e municipal.

 

Assim, tudo isso permite uma tomada de decisões mais assertiva para o combate e prevenção do crime.

 

Dados

De acordo com o Centro Integrado Municipal de Operação de Segurança Pública (CIOSP), foram registradas 916 ocorrências em Campo Largo em 2022 – 8% a menos do que 2021 (998).

 

Além disso, os furtos e roubos a residência também caíram no período: De 146 para 111 – queda de 24%.

 

Do mesmo modo, na comparação com os demais municípios da região de porte populacional similar, Campo Largo também se destacou em relação aos casos de furtos e roubos de veículos.

 

2022

Araucária                                          133

Pinhais                                              207

Campo Largo                                     94

Fazenda Rio Grande                       214

 

Fonte: CIOSP – Campo Largo / Boletins de Ocorrência das Guardas Municipais, Polícia Militar e Polícia Civil

 

Veja como foi a participação da DATAPROM na Smart City Expo Curitiba 2023

 

Em outras palavras, o total de furtos e roubos de veículos em Campo Largo é 57% menor do que o registro em 2019, ano anterior à implantação do Cercamento Eletrônico.

 

Além de inibir o crime, a implantação dos sistemas inteligentes de segurança município também contribui para maior efetividade policial. As forças de segurança recuperaram 44 dos 94 veículos furtados ou roubados dentro da área do cercamento eletrônico em 2022.

 

Como funciona o Cercamento Eletrônico?

 

Aliar inteligência à ação policial é crucial para enfrentar o crime. Por consequência, é isso que o Cercamento Eletrônico faz por você, gestor público: traz informação e alertas em tempo real para uma tomada de decisão mais assertiva e estatísticas que geram um planejamento estratégico capaz de reduzir custos e indicadores criminais.

 

Quer saber mais? Fale com um dos nossos especialistas

Loading...