Os ônibus de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, agora contam com a Biometria Facial. A solução opera dentro do Sistema de Bilhetagem Eletrônica da DATAPROM, e torna a gestão do transporte coletivo mais eficiente e transparente porque controla o bom uso das gratuidades. Do mesmo modo, garante o benefício a quem realmente se destina.
Como funciona
Primeiramente, em frações de segundos, o sistema fotografa o passageiro quando ele se aproxima da catraca. Na sequência, a leitura do rosto é comparada a partir de algoritmos e de um software inteligente.
Como resultado, em caso de divergência, um alerta é emitido e o operador toma medidas de sansão pré-estabelecidas de acordo com a legislação local. Ao todo, Jaraguá do Sul tem 67 validadores e todos contam a tecnologia de Biometria Facial.
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá do Sul, Gildo Martins de Andrade Filho, enfatiza a automação do processo. “Tudo funciona automaticamente. Quando a pessoa embarca, uma câmera ligada ao validador registra três imagens da face do passageiro”.
E o gerente administrativo da empresa Senhora dos Campos, Diego Bogo, também analisou a parceria com a DATAPROM e os benefícios para o poder público.
“Nossa empresa é sempre atualizada com as tendências de mercado das grandes capitais. Do mesmo modo, acreditamos que o avanço tecnológico auxilia na gestão do sistema com um todo. E esse upgrade de tecnologia permite à prefeitura de Jaraguá do Sul também maior controle dos benefícios cedidos. Como resultado, trabalhamos em conjunto para o benefício de todos”.