DATAPROM e o Maio Amarelo 2023: “No Trânsito, escolha a vida”

maio 10, 2023

“No trânsito, escolha a vida”. Essa é a frase tema da campanha do Maio Amarelo 2023, ano em que a ação completa dez anos e que liga o alerta com a alta no número de óbitos após seis anos seguidos de queda.

De antemão, temos que explicar a cor da campanha. O amarelo significa advertência e atenção no trânsito.

Em 2020, a ONU definiu o período entre 2021 e 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito. Logo, a meta é reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro até 2030.

De acordo com o Datasus (departamento de informática do Sistema Único de Saúde), o Brasil registrou 35.032 mortes relacionadas a acidentes de transportes em todo o Brasil em 2021 – alta de 3,14% em relação ao ano anterior.

Apesar disso, os números vinham caindo ano a ano desde 2014. Naquele ano, de acordo com dados do Datasus compilados pelo Portal do Trânsito e Mobilidade, haviam sido registrados 44.561 mortes no trânsito brasileiro.

Nesse sentido, Observatório Nacional de Segurança Viária promove o Maio Amarelo para mudar esses números.

Para tanto, neste ano, o órgão optou pelo verbo “escolher” para pedir uma reflexão a todos os agentes no trânsito. A ideia é mostrar a importância de a pessoa colocar a vida, própria e do próximo, sempre em primeiro lugar ao tomar decisões no trânsito.

Tecnologia também contribui para um trânsito mais seguro

 

A DATAPROM acredita que a escolha por salvar vidas também é papel de uma gestão eficiente do trânsito. E a tecnologia contribui para esse cenário. Pensamos e trabalhamos por maior segurança viária em todas as nossas soluções. Desde às soluções voltadas para micro mobilidade ativa até nossos sistemas de monitoramento e priorização semafórica.

As botoeiras inteligentes, por exemplo, ampliam em até 100% o sinal de verde para pedestres com dificuldade de locomoção. Além de emitem alertas sonoros para pessoas cegas. É mais segurança para o elo mais frágil no trânsito.

Já os modos inteligentes para gestão dos semáforos reduzem o tempo perdido em congestionamentos, tornando menos cansativas as viagens e, portanto, diminuindo a fadiga de motoristas – uma das causas de acidentes em vias urbanas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) publicaram nos últimos estudos em que sugerem ações para reduzir os acidentes de trânsito.

Campanhas de educação, redução dos limites de velocidade e fiscalização através de equipamentos de monitoramento, que também compõem nossas soluções, estão entre as sugestões promovidas pelas duas organizações mundiais.

Saiba mais sobre a DATAPROM. Converse com um dos nossos especialistas clicando aqui

Loading...