Rio Branco (AC) investe em 60 novos cruzamentos com tecnologia da DATAPROM

fev 7, 2024

DATAPROM no Acre

DATAPROM no Acre. Rio Branco está investindo em tecnologia para dar mais fluidez no trânsito e segurança às pessoas. Para isso, a capital do Acre recém investiu em novos conjuntos semafóricos, câmeras e sistemas inteligentes de controle do trânsito.

Ao todo, o município adquiriu novos conjuntos semafóricos para 60 cruzamentos, incluindo novos porta-focos e estruturas, controladores semafóricos DP40-A da DATAPROM, nobreaks e câmeras de vídeo detecção.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) em parceria com a DATAPROM agora mapeia a escolha de cinco pontos. Esses locais irão receber os semáforos inteligentes, solução que trabalha dentro do modo adaptativo local (headway) para identificar volume de tráfego e ajustar de forma autônoma os tempos dos ciclos semafóricos.

Desse modo, o objetivo é priorizar o tempo de verde para a via com maior volume de veículos. Em seguida, desfeita a condição de congestionamento, a solução retorna automaticamente para o ciclo padrão.

Saiba mais sobre o funcionamento dessa solução aqui no nosso Blog

Além disso, Rio Branco investiu no software de controle de tráfego da DATAPROM, o Antares Evolution. Esse software ajuda gestores públicos a reduzir o impacto do aumento da frota veicular em suas cidades a partir da adoção de fluxos em tempo real com micro ajustes nos ciclos semafóricos, a programação da chamada “onda verde” e a identificação e correção remota de determinadas falhas. Desse modo, tudo pode ser feito a distância a partir de um centro de controle operacional.

Prefeitura celebra investimento

Em entrevista ao portal do município, o Superintendente da RBTrans, Benício Dias, enfatizou a importância do investimento. “Nós temos um trânsito muito pesado em Rio Branco, as ruas estreitas, muitos veículos nas ruas. Nós temos hoje mais 220 mil veículos em circulação. Então é muita coisa”.

O prefeito Tião Bocalom comentou a implantação dos semáforos inteligentes. “É uma tecnologia nova que tem em poucas cidades. É muito importante essa inovação que Rio Branco está fazendo. Isso é um investimento direto na mobilidade urbana”.

Loading...