Promovido em Foz do Iguaçu, o 10º Simpósio DATAPROM Inteligência nas Cidades terminou na sexta-feira (01/09). E-Volts, inteligência artificial, internet das coisas e o presente o futuro da mobilidade e segurança nas cidades foram os destaques do evento.
Ao mesmo tempo em que promoveu debates, o 10º Simpósio DATAPROM Inteligência nas Cidades marcou os 35 anos da DATAPROM celebrados no último dia 30/08. Primeiramente, o evento foi oficialmente aberto pelo vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Vendas da empresa, Jailson Felisbino, que enfatizou a importância do encontro.
“Acreditamos que contribuímos com o que apresentamos. Além disso, quem não conhecia a DATAPROM, teve a oportunidade de conhecer. Tudo o que propomos a fazer, sempre, é com objetivo a gerar resultados. E do mesmo modo temos indicadores que comprovam isso. Somos uma empresa com mais de 35 anos e que busca promover qualidade de vida em todas as nossas soluções”, disse Jailson.
Mobilidade Urbana
Semelhantemente, Silvia Barcik, especialista em mobilidade sustentável e diretora da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), foi na mesma linha em sua palestra. Primordialmente, para ela, as soluções de mobilidade precisam estar ligadas a três pilares: facilitar a vida das pessoas; trazer economia de dinheiro; e poupar tempo.
“Há um dado da Firjam que mostra uma perda de R$ 250 bilhões por ano por conta dos congestionamentos. Isso significa 4% do PIB e demonstra a importância de pensarmos em soluções de mobilidade que façam com que a gente ganhe tempo”, disse Silvia.
Em seguida, Luciana Hartmann, supervisora de Trânsito de Jaraguá do Sul, apresentou o projeto de mobilidade da cidade. Juntamente com a DATAPROM, o município catarinense há pouco mais de um ano levou inteligência ao trânsito e transporte coletivo da cidade.
Como resultado em sua apresentação, Luciana mostrou indicadores alcançados com o apoio das soluções da DATAPROM. Acima de tudo, Jaraguá do Sul implantou controladores semafóricos centralizados pelo software ANTARES, bilhetagem eletrônica com reconhecimento facial e 13 pontos com os semáforos inteligentes baseados no modo adaptativo local.
Segurança
Ao mesmo tempo, tecnologia para promover mais segurança pública também foi debatida no evento.
Dessa forma, segundo Carlos Ávilla, porta-voz da Sentry, o objetivo do Cercamento Eletrônico sempre é gerar informações qualificadas para todas as forças policiais. A plataforma Sentry é parceira da DATAPROM na implantação dessa solução.
“Muitas empresas ainda vendem algo que era feito 10 anos atrás, com a instalação de câmeras de reconhecimento de placas. Mas isso sozinho não adianta. Era necessário colocar inteligência no projeto. E é o que fizemos. Por analogia, recuperar carro roubado e furtado não diminui estatística criminal. Definitivamente, precisamos tirar bandidos de circulação descobrindo quem comete esses delitos antes de eles agirem”.
Transporte Coletivo
Tal qual a segurança pública, o transporte coletivo para a mobilidade também ganhou destaque no Simpósio. Para tanto, promovemos um painel para debater o estágio atual dos projetos de eletrificação da frota de ônibus com a participação da Urbs e da COPEL. Em seguida, o Gerente de Software da DATAPROM, Rodrigo Ramos, apresentou a importância da geração de dados a partir da Bilhetagem Eletrônica para a gestão e operação do transporte.
Qualidade de Vida
Conteúdos que discutissem como levar mais qualidade de vida às pessoas marcaram o 10º Simpósio DATAPROM.
Beto Lunitti, prefeito de Toledo e presidente da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), também participou do 10º Simpósio DATAPROM Inteligência nas Cidades. Em seguida, Lunitti destacou a importância de colocar a economia a serviço da vida e não meramente do lucro. “Tudo o que forem fazer coloquem as pessoas ao centro”, destacou o prefeito.
Novo cruzamento inteligente em Foz do Iguaçu
Em contrapartida ao evento, a DATAPROM, a Foztrans e o Parque Tecnológico de Itaipu fizeram uma parceria para levar uma novidade para o trânsito local. Desse modo, o cruzamento da avenida Cataratas com rua Major Acilino de Castro agora conta com um sistema inteligente de semáforo da DATAPROM.
Tal solução faz parte do Smart Vitrine do sandbox Vila A Inteligente, projeto do Parque Tecnológico Itaipu. Lançado em 2021, o Vila A Inteligente é o 1º e maior sandbox em bairro público do País e atualmente já recebeu projetos de 65 empresas com soluções nas mais diversas áreas: meio ambiente, urbanismo, saúde, educação e outros eixos temáticos.
Como resultado, o evento e a novidade no trânsito em Foz do Iguaçu foram destacados pela imprensa local no jornal Meio-Dia PR, da afiliada da Rede Globo, e no portal de Mobilidade do Estadão.
Números
Ao todo, 19 palestrantes passaram pelo palco montado pela DATAPROM. Sendo dez deles da iniciativa privada e nove de órgãos públicos, gestores que compartilharam com a plateia desafios e resultados das suas experiências nas cidades. Dessa forma, além dos palestrantes, recebemos mais de 80 convidados, de oito estados, entre prefeitos, secretários, prefeitos, gestores públicos e técnicos.
Por fim, conheça os palestrantes
1º Dia
Jailson Felisbino – Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Vendas da DATAPROM; Evandro Ferreira – Secretário de Tecnologia da Informação de Foz do Iguaçu; Marcello Santos – Gestor de Tecnologia da Agência Curitiba de Desenvolvimento; Willian Zarpellon – Head de Experiência do Usuário da Eve Air Mobility; Júnior da FEMAC – Prefeito de Apucarana e Diretor da Frente Nacional de Prefeitos; Thiago Marquardt – Engenheiro da Urbs; Márcio Hamerschmitd – Gestor de P&D da COPEL; Rodrigo Ramos – Gerente de Engenharia da DATAPROM; Alceu Dal Bosco Jr – Coordenador de Mobilidade da URBTEC; Coronel Péricles de Mattos – secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba; Carlos Ávilla – porta-voz da Sentry; Thiago Suzue – Channel Sales Manager da Dahua; Fabiano Arruda – coordenador do CIOSP de Campo Largo; Samir Moussa – secretário de Ordem Pública de Campo Largo;
2º Dia
Alexei Boncewicz – Gerente de Tecnologia da DATAPROM; Luciana Hartmann – Supervisora de Trânsito de Jaraguá do Sul; Beto Lunitti – prefeito de Toledo e presidente da AMOP; Beto Marcelino – Manager do Smart City Expo Curitiba; e Silvia Barcik- Diretoria da ABVE e especialista em mobilidade sustentável