Fórum de Mobilidade: O 1º Fórum de Segurança Viária e Mobilidade da Região Oeste do Paraná, realizado em Cascavel, terminou na sexta-feira (19) após dois dias de apresentações e painéis que discutiram alternativas para melhorar a mobilidade e segurança nas cidades. Juntamente com grandes nomes do mercado, a DATAPROM participou do evento, destacando o impacto da Internet das Coisas e do conceito de V2X para auxiliar a gestão e operação do transporte coletivo.
O evento foi organizado pela prefeitura de Cascavel, através da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar), e pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). Simultaneamente, as ações fizeram parte do Maio Amarelo, que completa 10 anos em 2023.
A DATAPROM promoveu uma das palestras com o seu Gerente de Integração, Rodrigo Ramos, no painel “Integração do transporte intermunicipal: segurança viária e sustentabilidade”, agendado para o segundo dia do evento.
“Os dados têm sua importância e relevância, mas você precisa ter ferramentas e equipes qualificadas para extraí-los e dar aplicabilidade. Muitos têm dados, mas não sabem como usá-los. E a DATAPROM contribui nessa questão tecnológica de extrair os dados, usá-los e demonstrá-los”, disse Rodrigo Ramos, Gerente de Integração da DATAPROM, durante o painel.
Cercamento Eletrônico de Campo Largo é destaque no evento
Analogamente, outro tema abordado no Fórum foi o uso da tecnologia para a segurança pública. E a Prefeitura de Campo Largo abordou os resultados do Cercamento Eletrônico, solução integrada pela DATAPROM e em operação no município desde agosto de 2020.
Fabiano Arruda, coordenador do CIOSP do município, afirmou que a solução tem tido impactado sustentado na operação das forças de segurança do município.
“Assim que o CIOSP começou a funcionar praticamente caiu 85% os roubos e furtos de veículos. Mas não são apenas esses os crimes que foram impactados. Outros delitos, como estelionato. Furto e roubo a residência também tiveram redução. Essa solução, na prática, auxiliou demais o trabalho das equipes nas ruas
Igualmente, Samir, secretário de Campo Largo, destacou o apoio da solução para a fiscalização de trânsito. “Isso gera um ganho para o município. Hoje temos algo próximo de 95 mil veículos. E conseguimos colocar no sistema, através das integrações, alertas para veículos com débitos. Fizemos ações de conscientização e fiscalização e já percebemos que os proprietários hoje têm sido mais assíduos nos pagamentos dos impostos e taxas”, afirmou.
Maio Amarelo
O evento realizado pela prefeitura de Cascavel também discutiu segurança viária, seja aspectos comportamentais ou soluções que busquem reduzir os sinistros de trânsito. Os painéis destacaram a importância de campanhas como o Maio Amarelo, que busca conscientizar toda a sociedade sobre a necessidade de adoção de um comportamento seguro no trânsito. Neste ano, o tema da campanha é “No trânsito, escolha a vida”.
Dentro desse contexto, Paulo Guimarães, do Observatório Nacional de Segurança Viária, ressaltou a importância de trabalhar os fatores de risco dos sinistros.
“Há uma curva exponencial de gravidade dos sinistros conforme aumenta a velocidade do veículo. É muito diferente, por exemplo, o impacto de um acidente ocorrido com o automóvel a 50km/h quando comparado com um em que o veículo estava a 80km/h”.
Cascavel como polo de inovação
Ao longo dos dois dias do evento, prefeitos, secretários e técnicos de diversas áreas prestigiaram o encontro. Destaque para o prefeito Leonaldo Paranhos, que marcou presença na abertura dos trabalhos e destacou a importância dos investimentos em mobilidade e da realização de eventos como o Fórum.
“A gente reunir aqui pessoas do Brasil, da nossa região, especialistas em mobilidade, para nós é importante num dia tão especial, quando lançamos a compra dos ônibus elétricos”, afirmou o prefeito.
Saiba mais sobre a DATAPROM. Converse com um dos nossos especialistas clicando aqui