
VIII Fórum Paranaense de Mobilidade Urbana.
Curitiba, 02/03/2023.
Foto: Divulgação
Um fórum de secretários de Mobilidade Urbana reuniu mais de 100 pessoas em Curitiba, no Paraná, na última semana, e a DATAPROM expos suas soluções e o impacto delas nas cidades durante o evento.
O VIII Fórum Paranaense de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana é organizado pela Urbs e pela ANTP e discute a mobilidade nas cidades e em regiões metropolitanas. Neste ano, os debates tiveram como foco as novas fontes de energia para o transporte coletivo, a geração e utilização de dados e o financiamento do setor.
Para tanto, mais de 100 pessoas passaram pelo evento, realizado no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba.
Foram dois dias de debates com secretários, representantes dos governos do Paraná e Federal, além de técnicos e gestores de empresas operadoras. O evento contou com a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e do vice-prefeito, Eduardo Pimentel.
Durante o encontro, Greca reforçou o desejo de promover deslocamentos com matrizes de energia mais limpas e de trabalhar para integração do transporte na região metropolitana de Curitiba.
Curitiba tem como meta, até 2030, ter 33% da frota operando com emissão zero e ampliar essa oferta para 100% até 2050. Nesse sentido, a medida faz parte do Plano de Ação Climática (PlanClima).
Em primeiro lugar, de acordo com Ogeny Maia Neto, presidente da Urbs, a produção de veículos ainda precisa evoluir para atingir essas metas.
“Curitiba tem seu programa de eletrificação e tem vontade política para fazer acontecer essa transição para uma matriz limpa, mas ainda é preciso avançar na oferta de veículos no mercado”, afirmou.
Geração de Dados
A DATAPROM participou do painel Gestão de Dados e Tecnologia através da palestra do gerente de tecnologia, Rodrigo Ramos.
De acordo com Ramos, a geração de dados otimiza os processos de gestão e a oferta dos serviços, principalmente na área de transporte coletivo.
“O novo ouro da sociedade são os dados. Por isso, a importância de gerar dados qualificados e saber utilizar os insights corretos para melhorar a prestação dos serviços.
O Sistema de Bilhetagem Eletrônica da DATAPROM processa mais de 4 milhões de registros por dia no transporte coletivo de Curitiba. Para tanto, são 3 milhões de perfis no sistema, que geram informações cruciais para a tomada de decisões da gestora do sistema.
Impacto: Como a tecnologia está ajudando a reduzir assaltos em ônibus