Full Self-Driving: Veja o que falta para a automação completa dos veículos

jun 18, 2024

Full self-driving: sonho distante ou realidade?

 

Full self-driving: sonho distante ou realidade? O sonho dourado dos carros 100% autônomos é a principal busca da indústria automobilística mundial no nosso século.

Segundo definição do professor André Mendes, da FEI, em entrevista ao Blog Mobilidade, do Estadão, o carro autônomo nada mais é do que “um veículo com tecnologia embarcada com sensores, câmeras e software capazes de conduzi-lo sem a intervenção humana a partir do uso da inteligência artificial”.

O mais próximo que temos no mercado já em circulação é o conceito de full self-driving.

Diferentemente do que o nome diz, porém, essa tecnologia ainda não avançou substancialmente para a automação completa. E se manteve dentro do nível 2 da Sociedade de Engenheiros Automotivos – SAE, na sigla em inglês, que demanda condução sob monitoramento humano.

A função full self-driving da Tesla, por exemplo, é um upgrade no auto-piloto. As duas funções conseguem manter velocidade de cruzeiro, promover troca de faixas e estacionar sozinho. O avanço veio com a inclusão do sincronismo do veículo com semáforos e placas de pare.

Mas ambos os pacotes mantêm a necessidade de condução sob monitoramento humano.
Entretanto, a verdade é que o nível 5 da SAE – Auto condução totalmente autônoma (Full Self-Driving) – ainda está longe de ocorrer em escala.

Próximos Passos

O próximo passo nessa corrida está marcado para agosto de 2024, data em que a Tesla promete apresentar ao mundo o seu novo “robô-táxi”. O projeto é a aposta da empresa para escalar a automação na condução e revolucionar o mercado.

A capacidade da máquina conduzir como um ser humano, porém, ainda é incerta. E é isso que deve ser o grande passo na conquista desse mercado.

Esse é um dos temas debates por nosso time técnico. Quer fazer parte dessas discussões, siga nossas redes sociais, fale conosco e participe.

Além disso, acesse nossos e-books exclusivos sobre as nossas soluções.

Loading...