Inteligência no Trânsito: Semáforos com ajustes em tempo real chegam a São Luís (MA)

jul 3, 2024

Inteligência no Trânsito no Maranhão

 

Inteligência no Trânsito no Maranhão: A Prefeitura da Capital do Maranhão implantou a tecnologia de semáforos inteligentes da DATAPROM em 22 cruzamentos semaforizados da cidade.

O que isso significa?

Esses pontos, estrategicamente escolhidos conforme a demanda, terão micro ajustes nos ciclos semafóricos de acordo com o volume de carros.

Por exemplo:

Um dos pontos é o cruzamento das avenidas Guajajaras e Lourenço Vieira da Silva.

Se às 7h30 da manhã a Guajajaras estiver com alta demanda de tráfego, o sistema capta esses dados a partir da leitura do tempo entre os veículos que passam pelo cruzamento, posteriormente enviando essa informação ao controlador semafórico. O equipamento, por sua vez, altera sozinho os ciclos desses semáforos para dar mais tempo de verde para a via mais carregada.

Desfeita a condição de congestionamento, por exemplo por volta das 9 horas, a solução retoma à programação padrão dos ciclos.

Reforço!

São Luís tem mais de 1 milhão de habitantes e recebe grande contingente de turistas. Segundo o Governo do Maranhão, durante as festas de São João, por exemplo, 250 mil pessoas em média desembarcam no Aeroporto Internacional de São Luís apenas no mês de junho.

Fluxos variados demandam de planejamento e tecnologia de ponta. E os semáforos inteligentes foram implantados para isso. Agora, 1 em cada 6 cruzamentos da cidade conta com a nova solução.

É tecnologia atuando para maximizar a mobilidade, em tempo real, até mesmo em situações sazonais.

Fale com um dos nossos especialistas para levar para sua cidade as soluções inteligentes da DATAPROM

Loading...