Brasil precisa dobrar investimento em Mobilidade, aponta CNI

jun 14, 2023

investimento em mobilidade urbana

 

Um recente estudo divulgado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) revelou que o Brasil precisa dobrar investimento em mobilidade urbana nos próximos anos. Primeiramente, de acordo com o levantamento, serão necessários cerca de R$ 295 bilhões até 2042 para melhorar a infraestrutura e promover soluções eficientes de transporte no país.

 

Segundo a publicação, esses investimentos são cruciais para impulsionar “o desenvolvimento econômico e social, além de garantir maior qualidade de vida para a população”.

 

Anteriormente, de 2018 para cá, o setor recebeu R$ 47,2 bilhões somando investimentos públicos e privados.

 

Entretanto, esse número ainda é tímido considerando o percentual de investimento em mobilidade em relação ao PIB. A média no período foi de 0,06% do PIB. Por outro lado, para atingir a meta até 2042, esse percentual deveria variar entre 0,10 e 0,15% ao longo dos anos nas duas próximas décadas.

 

Principais pontos do estudo:

 

  • Infraestrutura de transporte: É necessário investir em estradas, ferrovias, portos e aeroportos para garantir a eficiência do transporte de cargas e passageiros.

 

  • Transporte público: Investimentos em metrôs, ônibus, sistemas BRT e VLT são necessários para atender à crescente demanda da população e reduzir a dependência de veículos individuais.

 

  • Mobilidade urbana sustentável: A promoção de alternativas de transporte sustentáveis, como bicicletas, pedestres e veículos elétricos, reduzirá a emissão de poluentes e irá melhorar a qualidade do ar nas cidades

 

  • Tecnologia e inovação: Implementar soluções tecnológicas e inovadoras melhoram a gestão do transporte e a experiência do usuário. Isso pode ser feito a partir de sistemas integrados de trânsito, como semáforos inteligentes, sensores de tráfego, aplicativos de mobilidade e integração de dados.

 

Ganhos para o país

 

Os investimentos na mobilidade têm um impacto significativo na economia e na sociedade. Afinal, a melhoria da infraestrutura de transporte estimula o desenvolvimento de setores produtivos e a geração de empregos.

 

A DATAPROM desenvolve e implanta soluções inteligentes de tráfego para melhorar a mobilidade nas cidades, seja na gestão do fluxo do transporte coletivo e individual e de pedestres. Como resultado, acreditamos que as cidades possam ser lugares ainda melhores para vivermos a partir de uma gestão eficiente dos deslocamentos.

 

Conheça mais sobre as soluções da DATAPROM acessando www.dataprom.com/solucoes.

Loading...