São José dos Campos é mais uma cidade brasileira que agora oferece pagamentos no ônibus com cartões de crédito e débito. A solução faz parte do Sistema de Bilhetagem Eletrônica da DATAPROM.
Primeiramente, a novidade está presente nas linhas operadas com o VLP (Veículo Leve sobre Pneus) na cidade do Vale do Paraíba (SP).
São José dos Campos tem o primeiro VLP (Veículo Leve sobre Pneus) articulado 100% elétrico do país em operação. E a inovação tecnológica no sistema de pagamento está alinhada à proposta de modernização desse sistema, trazendo praticidade, comodidade e segurança para os passageiros.
Da mesma forma que São José dos Campos, Curitiba é outra cidade com Sistema de Bilhetagem Eletrônica da DATAPROM habilitado para pagamento com cartões de crédito e débito e dispositivos móveis com NFC. A tecnologia entrou em operação em março de 2020 na capital paranaense.
Do mesmo modo que reduz custos na operação, a tecnologia amplia o acesso ao transporte coletivo. Em Curitiba, por exemplo, 8% das passagens já são pagas nessa modalidade. Como resultado, foram mais de 6 milhões de transações nos 10 primeiros meses de operação.
Os passageiros também ficam mais seguros. Sem dinheiro em circulação, logo após a implantação, os assaltos em ônibus caíram 87% entre 2019 e 2022 em Curitiba – de 834 ocorrências para 103.
Tecnologia
O pagamento com cartões e celulares funciona por aproximação (contactless) e sem a necessidade de digitar senha a partir da tecnologia por aproximação (NFC). O VLP de São José dos Campos aceita pagamento com as bandeiras Visa, Mastercard e Elo.
Da mesma forma que os cartões, celulares precisam ter a tecnologia NFC. E o cartão deve estar cadastrado em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay.
Sobre o VLP de SJC
O sistema de VLP de São José dos Campos tem 12 veículos de 22 metros de comprimento e capacidade para 168 passageiros, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) com autonomia de até 250 km com uma carga completa de três horas.
Saiba mais sobre os resultados da digitalização dos pagamentos com a Bilhetagem Eletrônica. Acesse aqui