Radar espião flagra comportamento dos motoristas e causa polêmica na Inglaterra

jan 17, 2024

Radar polêmico na Inglaterra

Radar polêmico na Inglaterra: Um inovador dispositivo de fiscalização de trânsito está gerando grande repercussão na Inglaterra. O projeto Vision Zero South West testa atualmente um radar capaz de identificar infrações ocorrendo dentro dos veículos e enviar alertas para uma central de monitoramento.

O dispositivo foi recentemente implantado na A30, uma rodovia que conecta Cornwall a Devon. Utilizando uma câmera equipada com tecnologia 4D, o radar captura imagens do interior dos veículos e gera alertas para comportamentos que violam as normas de trânsito britânicas.

A inteligência artificial viabiliza esse avanço, cruzando as imagens com uma base de dados pré-existente sobre comportamentos inadequados. No entanto, é importante destacar que uma revisão humana dos alertas é necessária antes da aplicação das multas.

Segundo informações divulgadas pelo projeto ao portal inglês Rac Drive, em apenas três dias de operação, o equipamento identificou quase 300 infrações, sendo 117 relacionadas ao uso de celular ao dirigir e 180 à falta do uso do cinto de segurança.

Mas como poderia essa tecnologia ser implementada no Brasil?

O Brasil permite a fiscalização de trânsito por meio de sistemas de videomonitoramento, conforme estabelece o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nas resoluções 532/2015 e 471/2013.

No entanto, aqui ainda agentes analisam manualmente todas as imagens para, então, constatar as infrações. A diferença em relação ao sistema inglês reside na tecnologia utilizada, que potencializa a detecção de irregularidades por meio da Inteligência Artificial.

No cenário brasileiro, surgiram contestações de multas baseadas no princípio dos direitos fundamentais da intimidade e privacidade. Apesar disso, o sistema judiciário tem validado o uso dessas imagens, desde que ratificadas por um agente humano. Essa abordagem, combinando tecnologia e supervisão humana, pode representar um avanço significativo na fiscalização do trânsito no Brasil.

Quer falar conosco sobre novas tecnologias para o trânsito? Converse com um dos nossos especialistas clicando aqui.

Loading...