Smombies. Você muito provavelmente ainda não ouviu falar nesse termo. Mas ele tem começado a se difundir para designar pessoas viciadas em smartphones e que andam pelas ruas olhando para o aparelho. É uma mistura das palavras zombie + smartphone. Faltava um semáforo no chão para fazer o trânsito mais seguro.
Agora não falta mais
Assim como com motoristas, usar o celular no trânsito também é um risco para pedestres. Esses, distraídos, muitas vezes podem não perceber o estágio semafórico e iniciar uma travessia com o semáforo em verde para os automóveis. De acordo com o DETRAN Paraná, digitar, ler, falar e usar fone de ouvidos enquanto caminha compromete a atenção do pedestre em até 80%.
Já uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia indica que mais de 70% admitem deixar de olhar para os lados ao atravessar por estarem distraídos com seus smartphones.
Por essa razão, a tecnologia agora está contribuindo para minimizar os riscos de atropelamentos desses pedestres. Esse é o exemplo de uma solução da DATAPROM que atua nesse sentido.
Para isso, implantamos faixas de led acopladas ao poste e ao antebraço dos semáforos e nas calçadas. É um semáforo no chão que faz o trânsito mais seguro. Essas faixas são sincronizadas ao controlador semafórico e aos porta-focos e aumentam a visualização da sinalização para até 300 metros de distância. Assim, garantem ao pedestre que está olhando para baixo uma maior ativação sensorial quando da mudança do estágio semafórico
A DATAPROM implantou essa solução em cruzamentos com maior fluxo de movimentação de pedestres em Araucária e Cascavel, no Paraná.
E há relatos de soluções com objetivo semelhante implantadas em cidades como Concepción, no Chile, Seul e Ilsan, na Coréia do Sul, Chongqing e Hong Kong, na China, e as europeias Antuérpia, Amsterdã e Bodegraven.
Entretanto, o uso dessas tecnologias, por óbvio, não deixa de lado a necessidade de conscientizar as pessoas sobre os riscos desse comportamento. Por isso, assim como ao volante, usar o celular ao caminhar é um hábito perigosíssimo e que deve ser abandonado.
Mais segurança
Em Araucária, o primeiro pacote de instalações adquirido tem 160 barras de LED, sendo que cada cruzamento leva 16 peças para orientar na travessia. Há previsão para compra de mais 232 dessas barras luminosas para atendimento a outras vias do município.
Assim como no no município da Grande Curitiba, Cascavel adotou a faixa de led para pedestres em dois importantes cruzamentos da cidade: travessias elevadas da Avenida Brasil em frente à Catedral e na faixa do cruzamento entre as ruas Paraná e Padre Champagnat.