Ponta Grossa concluiu a implantação do seu primeiro semáforo inteligente. A cidade dos Campos Gerais recebeu o projeto de Semáforos inteligentes da DATAPROM, que foi instalado no cruzamento das ruas Emílio de Menezes e Luiz da Gama.
Nos próximos meses, a DATAPROM irá implantar a tecnologia em mais pontos da cidade. Desse modo, os tempos de deslocamentos serão mais curtos para melhorar a qualidade de vida no município.
A cidade dos Campos Gerais tem 132 cruzamentos semaforizados, todos integrados online no Centro de Controle Operacional Semafórico. Desse modo, são 20 configurações diferentes utilizadas em horários e situações pré-programadas que adequam o fluxo de acordo com a demanda. Agora, porém, o município passa para um novo estágio na gestão do trânsito, com a implantação de sistema adaptativo local que otimiza a gestão do cruzamento e dinamiza o fluxo nas vias.
A frota de veículos em Ponta Grossa Ponta Grossa cresceu 63% na nos últimos 11 anos – de 82.684 em outubro de 2010 para 134,.705 em outubro de 2021. Esse crescimento foi acima da média estadual para o período: de 2,9 milhões para 4,5 milhões — 54%.
De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt, o investimento torna Ponta Grossa mais moderna e inteligente.
“Investir em tecnologia é essencial para que continuemos avançando em direção a uma cidade cada vez mais moderna e inteligente. A ampliação do número de semáforos inteligentes vem ao encontro disso, proporcionando grandes melhorias para o trânsito da nossa cidade”, destacou a prefeita em entrevista ao portal da prefeitura.
E como funciona o Semáforo Inteligente?
O semáforo inteligente trabalha no modo adaptativo local, conhecido como Headway. Nele, os ajustes nos ciclos semafóricos são realizados de forma autônoma e em tempo real, conforme a demanda de veículos.
Quer entender mais como esse sistema opera? Acesse nosso conteúdo específico do Headway.
E estamos a disposição com o nosso time para te explicar mais sobre a solução e formatar um projeto exclusivo para o seu município. Contate-nos aqui