
Semáforos Inteligentes de Jaraguá do Sul Crédito da foto: Eduardo Montecino OCP News
Semáforos Inteligentes de Jaraguá do Sul: Um ano após o início do projeto, a solução inteligente para o trânsito da DATAPROM vem reduzindo as filas nos pontos onde foi instalada em até 50%. Para tanto, esse sistema trabalha com a medição do tempo entre veículos para ajustar os tempos dos ciclos dos semáforos de acordo com a demanda de tráfego.
Em Jaraguá do Sul, por exemplo, os semáforos inteligentes foram implantados em 14 pontos previamente mapeados no final do mês de maio de 2022. Ao todo, o município catarinense tem 68 cruzamentos semaforizados – todos eles integrados pelo software Antares da DATAPROM em uma central inteligente de controle e comando.
Mas como funciona o Semáforo Inteligente?
Primeiramente, o modo ‘adaptativo centralizado’ parte do princípio da definição do valor do headway entre os veículos – tempo entre eles. Desse modo, o tempo de distância é percebido por sensores – no caso laços de vídeo detecção. E por fim essa informação é levada ao controlador semafórico DP40-A da DATAPROM, que calcula e organiza esse fluxo automaticamente. Todavia, esse sistema não tem função fiscalizatória.
Em outras palavras, como o semáforo inteligente se autorregula sem necessidade de intervenção humana, a variação na quantidade de ciclos ao longo do dia com ele é muito maior. Ao contrário do que ocorre quando um operador toma a decisão a partir de uma central. Por analogia, isso diminui as filas nos cruzamentos à medida que o sistema semafórico escoa o tráfego com maior assertividade.
E o que a população ganha com essa solução?
Simultaneamente, o benefício direto dessa solução é a redução das filas provocadas nos cruzamentos — do mesmo modo para congestionamentos causados por ocorrências como acidentes. Dessa forma, motoristas passam menos tempo parado no trânsito, reduzem a emissão de gases poluentes e a sociedade em geral ganha qualidade de vida e segurança.
Além disso, há outros resultados?
Em Curitiba, por exemplo, a variação calculada nos ciclos semafóricos foi de 1.026 (sem headway) para 1.430 (com headway) em um único dia – variação de 39%. Já no Rio de Janeiro, como resultado, a variação nos ciclos foi de 803 para 999 – variação de 19% em único dia.
Como os pontos de Jaraguá do Sul foram escolhidos?
A equipe da DATAPROM, juntamente com a prefeitura local, escolheu os locais de implantação do sistema inteligente semafórico de acordo com a demanda verificada após mapeamento e contagem de veículos.
Por último, conheça os 14 pontos que receberam a tecnologia
- R. João Januário Ayroso x R. Enrico Ferni
- R. Walter Marquardt x R. Adolf Puttjer
- R. João Planincheck x R. João Januário Ayroso
- R. Pres. Epitácio Pessoa x R. Bernardo Grubba
- R. Joaquim Francisco de Paulo x R. Maria Umbelina
- R. João Planincheck x R. Exp. Antônio C. Ferreira
- R. Procópio G. de Oliveira x R. Reinoldo Rau
- R. Domingos R. da Nova x R. Procópio G. de Oliveira
- R. Olívio Domingos Brugnano x R. 25 de Julho
- R. Bernardo Dornbusch x R. Alberto Santos Dumont
- R. Procópio G. de Oliveira x R. Bernardo Dornbusch
- R. João Januário Ayroso x R. João Carlos Stein
- Av. Marechal Deodoro x R. Walter Marquardt
- R. Erwino Menegotti x R. Pref. José Bauer
Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas para entender mais sobre a solução