Tecnologia para mais segurança: conheça resultados do Cercamento Eletrônico

mar 10, 2023

A melhora nos índices criminais está diretamente ligada à qualidade de vida de uma localidade. Menos crimes significa maior sensação de segurança, coletividade e até mesmo menor custo de vida. E tecnologia para mais segurança é uma das ferramentas para isso.

Um dos indicadores levados em consideração para o cálculo do valor do seguro automotivo, por exemplo, é a quantidade de roubos e furtos de veículos na cidade.

E Campo Largo, cidade de pouco mais de 130 mil habitantes na região metropolitana de Curitiba, tem experimentado essa situação. O município implantou em agosto de 2020 o “Cercamento Eletrônico” – solução inteligente integrada pela DATAPROM para melhorar indicadores criminais nas cidades.

No primeiro ano completo de operação do projeto do Cercamento em solo campo-larguense, foi registrada redução de 60% no total de roubos e furtos a veículos na comparação com 2019.

Cidade do PR recebe novo sistema de LED para o trânsito

De acordo com dados da Guarda Municipal da cidade, responsável pela operação do Centro Integrado Municipal de Operação de Segurança Pública (CIOSP), foram computados 94 furtos ou roubos na cidade em 2022. Em 2019, foram 220 ocorrências dessa natureza. A comparação com 2019 é mais correta porque o projeto foi implantado no curso do ano de 2020.

Esses dados mostram que Campo Largo reduziu para menos da metade a média mensal de registro desses crimes em seu território. Se em 2019 era registrada uma média de 18 roubos e furtos de veículos por mês (mais de 1 caso a cada 2 dias), agora essa conta ficou em 7,83.

Além da queda de furtos e veículos, a Guarda também contabilizou em 2022 a recuperação de 44 veículos que haviam sido roubados ou furtados. Esses números são reflexos da implantação do projeto de cidade inteligente no município.

Como funciona o Cercamento Eletrônico?

Trata-se de um sistema de inteligência que coordena informações baseado em imagens, formando um cerco eletrônico em uma área monitorada. A DATAPROM é integradora dessa solução, que é um dos elementos para transformar sua cidade em uma smart city.

Mais do que uma central de monitoramento, o CIOSP é um centro de inteligência para tomada de decisão a partir do cruzamento de informações, e identificação de padrões de deslocamento de veículos e pessoas. Os dados dos veículos e proprietários que passam pelas câmeras são integrados às forças de segurança nas esferas federal, estadual e municipal.

Aliar inteligência à ação policial é crucial para enfrentar o crime. É isso que o Cercamento Eletrônico faz: traz informação e alertas em tempo real para uma tomada de decisão mais assertiva. Além, por fim, de estatísticas que geram um planejamento estratégico capaz de reduzir custos e indicadores criminais.

Fale com um dos nossos especialistas

 

Loading...