Balneário Camboriú inicia projeto com inteligência e prevenção nos semáforos. Entenda

mar 14, 2024

Trânsito Inteligente em Balneário Camboriú

Trânsito Inteligente em Balneário Camboriú. Cidades com características turísticas exigem um planejamento urbano que considere fluxos temporários de pessoas. E esse é o caso de Balneário Camboriú, a “Dubai brasileira”, região de belas praias  e arquitetura única. Por isso, o município catarinense agiu. E está investindo em soluções tecnológicas e inovadoras da DATAPROM para melhorar o fluxo de veículos e pessoas.

Com o objetivo de deixar as vias cada vez mais fluídas e eficientes, principalmente devido ao alto fluxo de veículos na cidade, a Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito) implantou três novos semáforos inteligentes com tecnologia exclusiva DATAPROM.

Os equipamentos recém-instalados estão em dois pontos da Avenida do Estado – um em frente ao Audi Center (Balneário Camboriú sentido Itajaí) e outro próximo ao Boca Mafra (Itajaí sentido Balneário Camboriú) – e na Avenida Alvin Bauer, no cruzamento dela com a Avenida Central.

A tecnologia empregada nesses semáforos é baseada no modo adaptativo local. Ela se ajustando automaticamente de acordo com o fluxo de veículos e em tempo real. Essa abordagem inovadora não apenas otimiza a eficiência do tráfego, mas também minimiza os impactos causados pelo aumento sazonal da frota veicular, como em feriados e férias, contribuindo significativamente para a redução de congestionamentos.

Como operam os semáforos inteligentes

O semáforo inteligente trabalha no modo adaptativo local — o Headway. Os ajustes nos ciclos semafóricos são realizados de forma autônoma e em tempo real, conforme a demanda de veículos.

Entenda aqui o funcionamento de um semáforo inteligente

Nobreaks

Além disso, o município implantará nobreaks semafóricos em importantes cruzamentos da cidade. De modo, os sistemas terão autonomia de funcionamento mesmo em caso de queda de energia. Inicialmente, a solução foi implantada no cruzamento da Avenidas Alvin Bauer e Centralo. Mas a solução será expandida para mais intersecções em breve.

As duas iniciativas irão proporcionar um trânsito mais ágil para a população local, mas também irão aprimorar a experiência de turistas que visitam Balneário Camboriú. Desse modo, contribuindo para a reputação da cidade como um destino turístico acolhedor e eficiente.

Cronograma

O projeto já está em andamento e os novos semáforos entraram em operação nesta primeira semana de março.

Segundo o prefeito Fabrício Oliveira, os semáforos inteligentes fazem parte de um plano para preparar a cidade para os fluxos sazonais de pessoas.

“Cada vez mais o trânsito de Balneário Camboriú precisa de modernidade e investimentos para melhorar a fluidez e principalmente a segurança dos pedestres. Esses semáforos inteligentes, com tecnologia de última geração, são apenas mais algumas ações de nosso Plano Integrado de Mobilidade Urbana que estamos em fase de implantação para deixar nossa cidade preparada para o constate aumento de fluxo”, afirmou em entrevista ao portal da prefeitura de Balneário Camboriú.

Fale com um dos nossos especialistas e saiba mais

Loading...