O péssimo hábito do uso do celular ao volante é uma infração gravíssima de trânsito e traz sérios riscos aos motoristas. E mais ainda a quem estiver do lado no trânsito.
Multa por uso do celular ao volante
Esse comportamento, de acordo a Secretaria Nacional de Trânsito, resultou em 165.752 infrações de trânsito emitidas até junho. Isso significa 1 mil multas por dia no Brasil, quantidade que pesa no bolso. Elas são consideradas de natureza grave, mesmo com o condutor com fones de ouvido e com o veículo parado. Nessa condição, ele perde 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e recebe uma sanção pecuniária de R$ 130,16.
E essa multa é ainda mais pesada com o veículo em movimento e com o condutor segurando o celular. Neste caso, a infração é gravíssima: R$ 243,47 e perda de 7 pontos na CNH.
Saiba mais sobre as soluções da DATAPROM
Entretanto, a multa é o menor dos problemas. Pois o risco causado à sociedade relacionado é muito maior.
O especialista em trânsito, Celso Mariano, explica. “Para cada 1s de distração no celular, o motorista percorre 17mts a cegas se estiver a 60 km/h. A 100 km/h, são 27 metros às cegas. Quem está conduzindo o veículo enquanto o condutor olha o celular?”
De acordo com a Abramet, usar o celular ao volante é a 3ª causa de mortes no trânsito no Brasil — atrás do álcool e excesso de velocidade.
E 57% dos acidentes com pessoas entre 20 e 39 anos ocorrem por esse motivo.
A DATAPROM desenvolve soluções inteligentes para mobilidade que trazem mais segurança nas ruas. Mas enfatizamos: todos no trânsito devem adotar um comportamento consciente e seguro!